page view

Porto debate reforço do apoio aos táxis para deslocação a centros de vacinação contra a Covid-19

Valor do apoio a conceder às centrais de táxi está considerado em sede Orçamento.

07 de setembro de 2022 às 19:45

A Câmara Municipal do Porto vota na segunda-feira uma proposta da maioria para reforçar em 16.423 euros o apoio às centrais de táxis que realizam deslocações para os centros de vacinação contra a covid-19.

Na proposta, a que a Lusa teve esta quarta-feira acesso e que vai ser discutida na reunião do executivo na segunda-feira, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, propõe o reforço do apoio concedido às centrais de táxis que realizam as deslocações de e para os centros de vacinação da cidade.

Destes 16 423 euros, 6325 euros são para a Ráditáxis Cooperativa dos Radio Táxis do Porto e 10 097 euros para a Táxis Invicta Central Rádio Táxi do Porto.

A Raditáxis Cooperativa dos Radio Táxis do Porto e a Táxis Invicta Central Rádio Táxi do Porto são as duas centrais da cidade que, desde o dia 9 de março de 2021, disponibilizam o transporte para os centros de vacinação por dois euros para os munícipes.

"Até 30 de junho de 2022 foram realizadas 20 196 deslocações em táxi para a vacinação, a que corresponde um valor total de 116 423 euros, atendendo ao valor de dois euros por viagem fixado no contrato de apoio", salienta a proposta.

A possibilidade de revisão do prazo e montante do apoio atribuído, quando se observou que o valor de 100 mil euros iria ser "manifestamente insuficiente", está estabelecido no acordo celebrado com as centrais de táxis, refere.

Além disso, acrescenta a proposta, o valor do apoio a conceder às centrais de táxi está considerado em sede Orçamento/Grandes Opções do Plano do Município do Porto para o ano de 2022.

Por "manifesto interesse" público, o transporte dos munícipes convocados para os centros de vacinação foi sempre assegurado no âmbito do contrato de apoio celebrado entre o Município do Porto e as centrais de táxi, sustenta.

A proposta ressalva ainda que o aumento do número de munícipes convocados para o reforço da vacinação, bem como o alargamento da vacinação a novas franjas etárias da população, designadamente crianças, teve como consequência uma crescente procura do serviço de transporte em táxi no primeiro trimestre de 2022.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8