O que é o navio Marinera, anteriormente conhecido como Bella 1, que foi apreendido pelos EUA
Navio alterou a rota, mudou de nome e foi novamente registado como uma embarcação de bandeira russa.
O Marinera, anteriormente denominado Bella 1, é um navio-tanque que tem estado no centro de uma operação internacional liderada pelas autoridades dos Estados Unidos, envolvendo alegadas violações de sanções económicas e transporte ilegal de petróleo.
A mais recente operação da Guarda Costeira dos EUA para abordar o Marinera ocorreu após uma tentativa inicial no mês anterior, no mar das Caraíbas, quando se acreditava que o navio seguia em direção à Venezuela. Nessa altura, as autoridades norte-americanas possuíam um mandado para apreender o navio, acusando-o de violar sanções impostas pelos Estados Unidos ao transportar petróleo iraniano, de acordo com a BBC.
O navio alterou a rota, mudou de nome e foi novamente registado, desta vez como uma embarcação de bandeira russa. Antes disso, o Marinera tinha sido falsamente registado sob bandeira da Guiana.
Percurso feito pelo petroleiro Bella 1 capturado pelos EUA no Atlântico
Historicamente, o navio esteve envolvido no transporte de petróleo bruto venezuelano, embora se encontre aparentemente vazio. Apesar disso, continuou a ser seguido pelas autoridades norte-americanas ao longo do Atlântico Norte.
A Rússia terá destacado um submarino para escoltar o navio durante a travessia do oceano.
Os dados mais recentes de localização indicam que o Marinera efetuou uma mudança brusca de rumo para sul e reduziu a sua velocidade para cerca de oito nós a partir das 11h26.
Segundo a Associated Press, os EUA tomaram controlo da embarcação e estarão neste momento a bordo, citando fontes militares próximas da operação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt