page view

Eleições do Benfica: Rui Costa reeleito com novo recorde

Mais 6784 votantes face à 1.ª volta. Um em cada quatro sócios votou na Luz.

09 de novembro de 2025 às 01:30

Rui Costa foi o grande vencedor das eleições do Benfica que estabeleceram um recorde mundial de votantes: 93 081. A contagem da 2.ª volta decorreu noite dentro, mas os primeiros resultados conhecidos nos dois pavilhões da Luz, para onde se deslocaram 24 973 pessoas (26,8% do total), deixaram claro que os sócios benfiquistas reelegeram o atual presidente para mais quatro anos. Isto porque nas mesas com 3 votos, onde Noronha vencera há duas semanas, Rui Costa teve 52%. E nas de 10 votos teve 54%. Tendência que se devia acentuar nos sócios mais antigos. De madrugada, os resultados preliminares totais davam 63% a Rui Costa.

Tal como na 1.ª volta, foi Noronha Lopes quem começou por dominar a eleição, com a contagem (pouco representativa) fora de Portugal. Venceu em Marselha e Tourcoing (França), São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Berlim (Alemanha) e San José (EUA)

Daí que Rui Costa tenha invertido o balanço de forças mal foi conhecida a primeira secção de voto em Portugal. Na cidade alentejana de Moura, do distrito de Beja, o atual presidente arrasou o rival. Teve 2351 votos contra 686. À medida que a noite avançava, Rui Costa somou vitórias em outras localidades portuguesas (Chaves, Vila Real, Quarteira, Arganil, Lamego, Vila Real de Santo António, Gondomar, Palmela, Mirandela) e estrangeiras (Montréal, Toronto, Nova Iorque, New Bedford e Hamburgo).

A 2.ª volta das eleições do Benfica superou todas as expectativas, com um recorde mundial que já deverá ser reconhecido pelo Guinness. A afluência é superior à da 1.ª volta (86 297) em 6784 pessoas e pulveriza o anterior máximo do Barcelona (57 088 em 2010), embora fique aquém dos 100 mil que o clube ambicionava. Outro dado relevante reside no facto de a votação ter decorrido de forma muito mais rápida (poucos minutos de espera em vez de horas na fila como sucedeu na 1.ª volta). Para tal contribuiu a melhoria da logística em 46 secções de voto, com 72 novas cabinas num total de 576 em que se podia votar. Também na Luz foram instalados mais pontos de check-in.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8