page view

Erros nos cadernos eleitorais do Benfica forçam reunião de emergência

Depois de terem acesso à lista completa de quem pode votar, os candidatos encontraram várias falhas, incluindo associados que já morreram. Fonte oficial do Benfica desmente problemas.

23 de outubro de 2025 às 17:39

A existência de erros nos cadernos eleitorais do Benfica, que tem a 1.ª volta das eleições neste sábado, ditaram uma reunião de emergência na Luz, avançaram ao CM fontes próximas de mais do que uma lista de candidatos.

O encontro está a decorrer neste preciso momento.

Ao que o Correio da Manhã apurou, as listas dos seis candidatos às eleições tiveram recentemente acesso aos cadernos eleitorais. E alegam que já detetaram várias falhas, entre as quais a presença de associados que já morreram.

Outro dos problemas que as listas dizem ter identificado é a inclusão de sócios com as quotas por pagar. Recorde-se que os associados do Benfica tinham até 48 horas antes das eleições (quinta-feira de manhã, portanto) para regularizarem o pagamento de valores em atraso, sob pena de ficarem impedidos de votar.

Na versão relatada ao CM por pessoas próximas de alguns dos candidatos, Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia geral do Benfica e responsável pela organização das eleições, terá desvalorizado a polémica quando foi confrontado pelas candidaturas. Argumentou que a listagem distribuída era "uma primeira versão" e não o documento final e que qualquer falha seria corrigida até este sábado, antes do arranque das eleições.

Os cadernos eleitorais têm suscitado polémica. Várias listas manifestaram, recorrentemente, o seu desagrado pelo acesso tardio à listagem completa de quem pode votar. A deteção destas falhas só veio aumentar os receios de que todo o processo eleitoral não seja fiável a 100%.

Entretanto, fonte oficial do Benfica desmentiu ao CM que esteja a decorrer uma reunião de emergência. Assegura que o encontro na Luz já estava marcado, como tem sucedido noutros dias ao longo das últimas semanas. A mesma fonte oficial do Benfica desmente que haja qualquer erro nos cadernos eleitorais.

Em atualização

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8