Eleições presidenciais: CMTV prepara noite especial com megaoperação
Canal do CM conta com seis estúdios, oito pivôs, 16 centros de diretos, dezenas de jornalistas e vários comentadores. Tudo sobre o ato eleitoral na TV portuguesa.
À semelhança do que já aconteceu em outros atos eleitorais, a CMTV está a preparar uma megaoperação para a noite das Eleições Presidenciais 2026 que acontecem este domingo. São seis estúdios, oito pivôs, 16 centros de diretos (entre candidatos e partidos) e um ecrã gigante interativo para acompanhamento dos resultados ao segundo. Esta emissão especial contará com reações na grande redação da CMTV junto ao núcleo do Alerta CM e uma megassondagem CMTV/Intercampus para saber às 20h00 em ponto quem vai à segunda volta. A assegurar toda a operação no exterior estarão dezenas de jornalistas em direto e em permanência. Para fazer a cobertura de uma das mais concorridas eleições presidenciais da história da democracia portuguesa, a CMTV conta com cinco estúdios e mais um para acompanhamento do grande jogo de futebol da jornada, o Guimarães-FCPorto (as informações serão atualizadas em permanência por Paulo Catarro). São cinco os pivots que, em estúdio, asseguram a emissão das presidenciais: José Carlos Castro, Daniela Polónia, Sara Carrilho, Ângela Gonçalves Marques e Francisco Penim, que terá a seu cargo o ecrã interativo de resultados. Mas a cobertura das eleições pela CMTV não se faz apenas em território nacional. A emissão conta também com diretos a partir da diáspora portuguesa em três pontos fundamentais, com os jornalistas João Ferreira, Diogo Carreira e Anabela Benedito em Paris (França), Bruxelas (Bélgica) e Genebra (Suíça), respetivamente.
A auxiliar na leitura dos resultados ao longo de toda noite, estarão oito comentadores bem conhecidos da CMTV: João Pereira Coutinho, Rui Pereira, Luís Campos Ferreira, Marcos Perestrelo, Francisco José Viegas, Marta Silva, Camilo Lourenço e ainda António Salvador, diretor-geral da Intercampus, para acompanhar sondagens e resultados. De referir que a emissão especial conta com uma sondagem à boca das urnas, às 20h00 em ponto, logo após o fecho das votações, onde se revelará quem ganha as eleições, se vamos ou não ter segunda volta e quais os candidatos que se irão defrontar.
Outras emissões
No que toca à RTP, a emissão especial das presidenciais arranca às 18h00 e será conduzida por José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço, João Adelino Faria, Carlos Daniel e Cristina Esteves (a partir das 19h00 estará em simultâneo na RTP 1 e RTP Notícias). Às 20h00, será revelada a sondagem da Universidade Católica efetuada à boca das urnas com as primeiras projeções. Para a análise dos resultados ao longo da noite, a emissão conta com o diretor do CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, João António, e ainda Maria Castello Branco, António José Teixeira e Manuel Carvalho. Em estúdio, estarão ainda os convidados políticos que representam as principais candidaturas: Francisco Assis, Mário Amorim Lopes, Miguel Poiares Maduro, Pedro Pinto e Teresa Violante. De referir que ao longo de todo o dia, a RTP Notícias estará numa emissão especial de informação com diretos de vários pontos do País, para acompanhar a votação de todos os candidatos e dos protagonistas políticos nacionais.
No que toca à SIC e TVI, a cobertura das eleições para a Presidência da República conta também com emissões especiais. A SIC e a SIC Notícias estão a preparar uma emissão em simultâneo, que será conduzida por Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues, eles que têm sido os rostos habituais das coberturas eleitorais. Em estúdio, estarão vários comentadores e alguns dos rostos habituais do canal entre os quais se destacam Miguel Morgado, Bernardo Ferrão, Ricardo Costa, José Gomes Ferreira, Maria João Avillez ou Daniel Oliveira. Bento Rodrigues apresentará os resultados eleitorais ao minuto através de ecrã interativo que mostrará a evolução da noite eleitoral em todo o País. Assegurados pelo canal de Paço de Arcos estão também diretos de vários pontos do País para acompanhar as votações.
Da mesma forma também a TVI e a CNN Portugal estão a preparar a suas noites eleitorais. A emissão da TVI será conduzida por José Alberto Carvalho, Pedro Benevides e Sandra Felgueiras e a da CNN Portugal terá como anfitriões João Póvoa Marinheiro, Ana Sofia Cardoso, Ana Guedes Rodrigues e André Neto de Oliveira. Ao longo do dia, a emissão vai acompanhar todos os momentos relevantes do processo de escolha do próximo Chefe de Estado, desde a abertura das urnas até ao apuramento dos resultados. Com equipas no terreno e em estúdio, a TVI assegura uma cobertura completa de um dos momentos mais importantes da vida política nacional, contando com o contributo de jornalistas, comentadores e analistas.
De recordar que onze candidatos foram admitidos pelo Tribunal Constitucional para disputarem a corrida à Presidência da República, numa eleição com quase 11 milhões de eleitores recenseados. Os candidatos são André Pestana, Jorge Pinto, Manuel João Vieira, Catarina Martins, João Cotrim de Figueiredo, Humberto Correia, António José Seguro, Luís Marques Mendes, André Ventura, António Filipe e Henrique Gouveia e Melo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt