Seguro e Ventura visitam zonas afetadas pela tempestade Kristin

Candidatos presidenciais alteraram as suas agendas de campanha por causa da depressão Kristin.

03 de fevereiro de 2026 às 07:17
André Ventura e António José Seguro Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Os candidatos presidenciais António José Seguro e André Ventura vão estar, esta terça-feira, nas regiões centro e de Lisboa para ver os estragos causados pela depressão Kristin que, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição em Portugal Continental.

Nos últimos dias, os candidatos mais votados da primeira volta das eleições presidenciais alteraram as suas agendas de campanha por causa da depressão Kristin.

Pub

António José Seguro, apoiado pelo PS, vai visitar às 10h30 o parque empresarial de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, um dos municípios afetados pelo mau tempo dos últimos dias.

André Ventura, apoiado pelo Chega, partido que lidera, vai visitar às 15h30 a empresa Carmo e Silvério em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, que sofreu danos por causa da tempestade.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

Pub

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 69 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Pub

Os cidadãos elegem o próximo Presidente da República numa segunda volta depois de António José Seguro ter obtido na primeira volta 31,11% (1.755.563 votos) e André Ventura 23,52% (1.327.021 votos).

A votação decorre em 08 de fevereiro, tendo o voto antecipado decorrido no domingo.

O vencedor do segundo sufrágio vai suceder a Marcelo Rebelo de Sousa, eleito em 2016 e que termina o segundo mandato em março.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar