Canal do CM conta com seis estúdios, oito pivôs, 16 centros de diretos, dezenas de jornalistas e vários comentadores. Tudo sobre o ato eleitoral na TV portuguesa.
1 / 5
À semelhança do que já aconteceu em outros atos eleitorais, a CMTV está a preparar uma megaoperação para a noite das Eleições Presidenciais 2026 que acontecem este domingo. São seis estúdios, oito pivôs, 16 centros de diretos (entre candidatos e partidos) e um ecrã gigante interativo para acompanhamento dos resultados ao segundo. Esta emissão especial contará com reações na grande redação da CMTV junto ao núcleo do Alerta CM e uma megassondagem CMTV/Intercampus para saber às 20h00 em ponto quem vai à segunda volta. A assegurar toda a operação no exterior estarão dezenas de jornalistas em direto e em permanência. Para fazer a cobertura de uma das mais concorridas eleições presidenciais da história da democracia portuguesa, a CMTV conta com cinco estúdios e mais um para acompanhamento do grande jogo de futebol da jornada, o Guimarães-FCPorto (as informações serão atualizadas em permanência por Paulo Catarro). São cinco os pivots que, em estúdio, asseguram a emissão das presidenciais: José Carlos Castro, Daniela Polónia, Sara Carrilho, Ângela Gonçalves Marques e Francisco Penim, que terá a seu cargo o ecrã interativo de resultados. Mas a cobertura das eleições pela CMTV não se faz apenas em território nacional. A emissão conta também com diretos a partir da diáspora portuguesa em três pontos fundamentais, com os jornalistas João Ferreira, Diogo Carreira e Anabela Benedito em Paris (França), Bruxelas (Bélgica) e Genebra (Suíça), respetivamente.
A auxiliar na leitura dos resultados ao longo de toda noite, estarão oito comentadores bem conhecidos da CMTV: João Pereira Coutinho, Rui Pereira, Luís Campos Ferreira, Marcos Perestrelo, Francisco José Viegas, Marta Silva, Camilo Lourenço e ainda António Salvador, diretor-geral da Intercampus, para acompanhar sondagens e resultados. De referir que a emissão especial conta com uma sondagem à boca das urnas, às 20h00 em ponto, logo após o fecho das votações, onde se revelará quem ganha as eleições, se vamos ou não ter segunda volta e quais os candidatos que se irão defrontar.
Outras emissões
No que toca à RTP, a emissão especial das presidenciais arranca às 18h00 e será conduzida por José Rodrigues dos Santos, Ana Lourenço, João Adelino Faria, Carlos Daniel e Cristina Esteves (a partir das 19h00 estará em simultâneo na RTP 1 e RTP Notícias). Às 20h00, será revelada a sondagem da Universidade Católica efetuada à boca das urnas com as primeiras projeções. Para a análise dos resultados ao longo da noite, a emissão conta com o diretor do CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica, João António, e ainda Maria Castello Branco, António José Teixeira e Manuel Carvalho. Em estúdio, estarão ainda os convidados políticos que representam as principais candidaturas: Francisco Assis, Mário Amorim Lopes, Miguel Poiares Maduro, Pedro Pinto e Teresa Violante. De referir que ao longo de todo o dia, a RTP Notícias estará numa emissão especial de informação com diretos de vários pontos do País, para acompanhar a votação de todos os candidatos e dos protagonistas políticos nacionais.
No que toca à SIC e TVI, a cobertura das eleições para a Presidência da República conta também com emissões especiais. A SIC e a SIC Notícias estão a preparar uma emissão em simultâneo, que será conduzida por Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues, eles que têm sido os rostos habituais das coberturas eleitorais. Em estúdio, estarão vários comentadores e alguns dos rostos habituais do canal entre os quais se destacam Miguel Morgado, Bernardo Ferrão, Ricardo Costa, José Gomes Ferreira, Maria João Avillez ou Daniel Oliveira. Bento Rodrigues apresentará os resultados eleitorais ao minuto através de ecrã interativo que mostrará a evolução da noite eleitoral em todo o País. Assegurados pelo canal de Paço de Arcos estão também diretos de vários pontos do País para acompanhar as votações.
Da mesma forma também a TVI e a CNN Portugal estão a preparar a suas noites eleitorais. A emissão da TVI será conduzida por José Alberto Carvalho, Pedro Benevides e Sandra Felgueiras e a da CNN Portugal terá como anfitriões João Póvoa Marinheiro, Ana Sofia Cardoso, Ana Guedes Rodrigues e André Neto de Oliveira. Ao longo do dia, a emissão vai acompanhar todos os momentos relevantes do processo de escolha do próximo Chefe de Estado, desde a abertura das urnas até ao apuramento dos resultados. Com equipas no terreno e em estúdio, a TVI assegura uma cobertura completa de um dos momentos mais importantes da vida política nacional, contando com o contributo de jornalistas, comentadores e analistas.
De recordar que onze candidatos foram admitidos pelo Tribunal Constitucional para disputarem a corrida à Presidência da República, numa eleição com quase 11 milhões de eleitores recenseados. Os candidatos são André Pestana, Jorge Pinto, Manuel João Vieira, Catarina Martins, João Cotrim de Figueiredo, Humberto Correia, António José Seguro, Luís Marques Mendes, André Ventura, António Filipe e Henrique Gouveia e Melo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.