page view

Gouveia e Melo assinou contratos com empresas com os mesmos donos

Desde obras a eletrodomésticos, foram dezenas de contratos alternados com a Base Naval de Lisboa.

07 de janeiro de 2026 às 01:30

Gouveia e Melo assinou vários contratos com empresas que tinham sócios em comum, enquanto comandante da Base Naval de Lisboa, entre 2017 e 2020, relatou a revista Sábado. Começou em 2017 com dois ajustes diretos, assinados num espaço de dias, com duas empresas cujos donos eram os mesmos, marido e mulher: para casacos e dólmanes para oficiais com a empresa Severo & Monteiro; para “distintivos, galões, passadeiras, platinas e divisas” com a A. da Costa.

Já a Alquimia d’Estilos recebeu 15 adjudicações, 12 por ajuste direto, com o agora candidato presidencial, para pequenas obras, com o dono da empresa a criar outras duas empresas que viriam a ter contratos alternados com a Base Naval de Lisboa. Também as empresas Tecniprisma, MQT, Flamengi e WTDC, detidas por dois casais e a operarem no ramo da construção, engenharia e consultoria, tiveram contratos alternados com a Base Naval de Lisboa. O mesmo aconteceu dezenas de vezes com quatro empresas ligadas ao comércio de eletrodomésticos que têm os mesmos donos (Partsul, Ri, LIR e VFRS) e com duas empresas (Distintoferta e da Sargtec) do ramo dos ares condicionados.

Nunca conheci os donos das empresas referidas
Autor

Gouveia e Melo

“Não recebia fornecedores nem organizava os processos de aquisição. Nunca conheci os donos das empresas referidas”, reagiu Gouveia e Melo, que está na mira do Ministério Público devido a 57 contratos que aprovou enquanto comandante naval.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8