page view

"Catarina Martins, candidata presidencial. Muito prazer ": Gouveia e Melo ataca BE, mas não fica sem resposta

Quarto debate das eleições presidenciais coloca Catarina Martins e Henrique Gouveia e Melo frente-a-frente.

Atualizado a 23 de novembro de 2025 às 21:30

O quarto debate das eleições presidenciais, realizado este domingo, coloca Catarina Martins - que se estreia na maratona de debates - e Henrique Gouveia e Melo frente-a-frente. 

A primeira intervenção coube a Henrique Gouveia Melo, neste que é o seu segundo debate e começou por atacar a adversária Catarina Martins. "Temos um oceano de diferenças entre nós. A senhora deputada tem um pé aqui e outro em Bruxelas" frisou.

Código do trabalho

"Este código de trabalho foi mudado há cerca de dois anos atrás e não quero interferir nas negociações", disse Gouveia e Melo sobre a reforma da lei laboral que o Governo pretende fazer. "O primeiro direito que não deve ser mexido e em diversos tipos de contrato", defendeu.

Contrário a Gouveia e Melo, a candidata Catarina Martins optou por criticar as medidas que o Governo quer alterar. "Cuidado. O que o Governo colocou agora em cima da mesa nas negociações com a UGT foi as empresas poderem baixar um trabalhador de posição e salário". A bloquista disse ainda que é preciso de mudar o código do trabalho, mas não na direção que o Executivo pretende. 

Saúde

"Não vou passar toda esta campanha a falar sobre dar posse a um Governo de extrema-direita", disse Catarina Martins, que argumentou preferir sobre um pacto para a Saúde.

A bloquista defendeu ainda que é preciso de uma "visão diferente" para o SNS, que acompanhe mais a "população mais envelhecida, doentes crónicos com maior acompanhamento".

Já o almirante diz que o SNS necessita de mudanças, defendendo que é preciso de um modelo mais híbrido "dando espaço à medicina privada, mas o Estado tem de garantir um SNS de qualidade". 

"O que está acontecer na saúde não é a falta de recursos, porque estes têm aumentado muito, mas de organização interna e responsabilização em função dessa organização", sublinhou Gouveia e Melo".

Perigos para a democracia

"Há um conjunto de propostas que não são benéficas para a democracia", apontou Gouveia Melo que exemplificou, lançando farpas a André Ventura. 

Gouveia e Melo sobre os perigos e o futuro da democracia acabou por lançar farpas a André Ventura. 

"Um dos candidatos que concorre quer mudar a presidência para executar um outro tipo de regime que não sei qual será é um perigo para a democracia". Sobre os casos de Justiça que têm dominado os últimos dias [escutas ao antigo primeiro-ministro António Costa].

 Catarina Martins e Gouveia e Melo defenderam os dois que o "poder judicial não pode condiconar o poder político".

Habitação

Os candidatos a Belém também concordaram sobre "os reais problemas na habitação", mas divergiram naquela que deve ser a solução. 

"Não partilho da solução que o Bloco de Esquerda normalmente adota", atacou Gouveia e Melo que não ficou sem resposta da eurodeputada. "Catarina Martins, candidata presidencial, muito prazer", respondeu rapidamente a bloquista. O candidato aproveitou para acrescentar "que Catarina Martins foi líder do bloco e que defende essas mesmas ideias"

Publicada originalmente a 23 de novembro de 2025 às 21:19

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8