Candidato a Belém prometeu aos autarcas o reconhecimento do poder local como um aliado.
O candidato presidencial António José Seguro defendeu este sábado que pensar Portugal a partir das freguesias constrói um país "mais coeso, justo e equilibrado territorialmente", prometendo a estes autarcas o reconhecimento do poder local como um aliado para esse objetivo.
Estas ideias foram defendidas por António José Seguro numa mensagem, a que a agência Lusa teve acesso, que foi enviada pelo candidato ao XX Congresso Nacional da Anafre, que decorre em Portimão, considerando que o lema desta reunião magna, "Agir e Pensar Portugal" é a tradução do que "hoje se exige ao poder local".
"Capacidade de refletir estrategicamente sobre o futuro do país, sem nunca perder a ligação à ação concreta, ao quotidiano das pessoas, às respostas que não podem esperar. Pensar Portugal a partir das freguesias é pensar um país mais coeso, mais justo e mais equilibrado territorialmente", defendeu.
O candidato presidencial apoiado pelo PS acredita que "Portugal só se constrói com um poder local forte, respeitado e valorizado", apontando as freguesias como "pilares da democracia e escolas de cidadania ativa".
"Vivemos tempos exigentes, em que a confiança nas instituições precisa de ser cuidada todos os dias. Essa confiança constrói-se com proximidade, com verdade, com ética e com resultados concretos --- valores que fazem parte da identidade do poder local e do trabalho diário das autarcas e dos autarcas de freguesia", defendeu.
Seguro deixou uma promessa aos autarcas: "contem comigo, sempre, como alguém que reconhece no poder local um aliado essencial para um Portugal mais justo, mais solidário e de excelência".
"Um Portugal que não deixa ninguém para trás e que valoriza quem serve as comunidades com seriedade e compromisso", disse.
O candidato à Presidência da República dirigiu-se "com enorme respeito e sentido de responsabilidade democrática" aos autarcas neste congresso.
"As freguesias são a expressão mais próxima da democracia. São o primeiro rosto do Estado junto das pessoas, o espaço onde os problemas ganham nome e rosto, e onde as soluções nascem muitas vezes antes de chegarem aos centros de decisão. Por isso, falar convosco é falar com quem conhece o país real, com quem age todos os dias para melhorar a vida das comunidades", enfatizou.
Seguro saudou os autarcas que deixam agora as funções, na pessoa do presidente Jorge Veloso, e saudou, no presidente Francisco Branco de Brito, todos os que assumem novas responsabilidades.
"Desejo-vos coragem, serenidade e determinação para servir bem as vossas populações e fortalecer a democracia de proximidade", enfatizou.
Cerca de 1.300 delegados estão inscritos na reunião magna que se realiza até domingo, no pavilhão Arena de Portimão, congresso em que a Anafre vai discutir as prioridades do mandato 2026/2030 e confirmar Francisco Branco de Brito (PSD) como o novo presidente da estrutura.
A escolha e proposta do presidente da União de Freguesias de Évora, Branco de Brito, como presidente, resulta de um acordo para uma lista consensual entre o PSD, o PS e o PCP, os principais partidos com representação autárquica após as eleições realizadas em outubro de 2025, da qual fazem ainda parte eleitos por movimentos de cidadãos independentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.