Diogo herói e as lágrimas de Ronaldo que se "transformaram em alegria": Imprensa estrangeira reage ao triunfo de Portugal
Jornais espanhóis dizem que o capitão "já não é o que era".
Portugal sofreu até ao fim no jogo desta segunda-feira contra a Eslovénia para garantir a passagem para os 'quartos' do Euro 2024. Sem golos e um penálti falhado no prolongamento de Cristiano Ronaldo, as luvas abençoadas de Diogo Costa defenderam três grandes penalidades e impediram que os portugueses regressassem a casa mais cedo.
O destaque da imprensa internacional vai para dois momentos adversos - As lágrimas do capitão português que, aos 39 anos, mantém-se competitivo e ficou desfeito ao falhar um penálti que podia ter sido decisivo e para o brilharete de Diogo Costa, considerado o homem do jogo, tornando-se no primeiro guarda-redes a parar três penáltis em Campeonatos Europeus.
"Gesto heroico" de Costa refere a Sky Sportz que permitiu a Bernardo Silva "converter o pontapé da vitória" portuguesa na arena de Frankfurt, na Alemanha.
O jornal fala também sobre as lágrimas de Ronaldo que minutos depois se "transformaram em alegria" com a seleção a não permitir que os eslovenos metessem a bola na baliza lusa.
A BBC destaca a vontade e ansiedade do CR7 fazer o primeiro golo no Euro 2024, num jogo em que o capitão português, uma vez mais, não passou despercebido. Consolado pelos colegas e nome cantado pelos adeptos nas bancadas, a imprensa britânica sublinha o apoio português ao avançado internacional que falhou penálti e não conseguiu dar vantagem à seleção no marcador.
"Dramática vitória no desempate por pontapés da marca de grande penalidade", a BBC enaltece o "heroismo de Costa [Diogo] a garantir a continuação do sonho de Ronaldo no Euro", o último do jogador, garantiu o craque depois da partida desta segunda-feira.
Também o espanhol El País não deixa passar ao lado a tentativa de CR7 ser o "marcador mais velho da história dos campeonatos da Europa", título que continua a pertencer ao croata Luka Modric.
A prestação de Pepe é também realçada pelo jornal. Segundo o El País, a performance do defesa na partida "fez esquecer que Pepe joga há mais de duas décadas".
A noite desta segunda-feira em Frankfurt ficará "como aquela em que CR7 esteve quase a terminar, mas em que Diogo Costa apareceu como o grande de sempre para ver se a lenda se despede do seu último Campeonato da Europa contra Mbappé", nota o jornal deixando o apontamento de que o capitão luso "já não é o que era".
A imprensa Marca refere-se a Cristiano Ronaldo como "Bicho" quando escreve sobre Portugal ter pedido que CR7 marcasse a grande penalidade, inglória, aos 105 minutos. As lágrimas de Dolores Aveiro foram tema de notícia, assim como o pedido de desculpas do capitão português aos adeptos, após o guarda-redes da Eslóveina, Jan Oblak, defender o remate.
A seleção nacional joga esta sexta-feira o 'mata-mata' dos quartos de final contra França.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt