Começa discussão sobre cargos de topo em Bruxelas

Ex-primeiro-ministro pode assumir a presidência do Conselho Europeu.

16 de junho de 2024 às 01:30
União Europeia Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O Conselho Europeu inicia amanhã um debate sobre cargos de topo da União Europeia (UE), que deve culminar com uma decisão na cimeira europeia prevista para o final deste mês e onde o nome de António Costa estará em cima da mesa para liderar os destinos da instituição. O ex-primeiro-ministro pode assumir a presidência do Conselho Europeu, enquanto Ursula von der Leyen deve garantir um novo mandato à frente da Comissão Europeia. A primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, deverá ser nomeada para Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança. A liderança do Parlamento Europeu deverá continuar nas mãos de Roberta Metsola.

Apesar da sua demissão na sequência de investigações judiciais, António Costa é o nome mais forte para suceder ao belga Charles Michel (no cargo desde 2019) na liderança do Conselho Europeu, a instituição da UE que junta os chefes de Estado e de Governo da casa comum.

Pub

A nomeação é feita pelos líderes europeus, que decidem por maioria qualificada (55% dos 27 Estados-membros, que representem cerca de 65% da população total).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar