Pacto Climático Europeu quer crianças a brincar livremente nas ruas
Grupo defende ainda caminhos para as escolas mais seguros e ciclovias largas.
O Pacto Climático Europeu, uma iniciativa promovida pela União Europeia, quer criar zonas onde as crianças possam brincar na rua.
"Não faz sentido que as crianças portuguesas vivam a maior parte do seu tempo fechadas e não possam brincar na rua como os seus pais e avós quando tinham a idade deles", disse António Gonçalves Pereira, embaixador para a mobilidade em Portugal do Pacto Climático Europeu.
O apelo, dirigido à Associação Nacional de Municípios Portugueses, foi realizado à margem de uma iniciativa na qual centenas de pessoas passeiam de bicicleta.
António Gonçalves Pereira defende a criação de zonas específicas, nas cidades, onde as crianças possam brincar.
"Brincar na rua é um direito, é uma condição da cidadania infantil que o poder local democrático tem de garantir", defende.
A proposta vai ser apresentada no domingo, na iniciativa "Kidical Mass" (um trocadilho, em inglês, que significa 'massa crítica de crianças'). O evento deverá contar com a participação de centenas de famílias a passear de bicicleta entre a Quinta da Alfarrobeira e a Quinta das Conchas, em Lisboa.
"O que vai ser proposto às câmaras municipais de todo o país é que, numa primeira fase, criem zonas junto às escolas existentes onde seja seguro para as crianças atravessar as estradas sem a companhia de adultos e brincar nas suas imediações", dizem, numa nota de imprensa.
A iniciativa reivindica "envolventes escolares seguras e livres de poluição do ar, ruído e tráfego motorizado de atravessamento", referiu António Gonçalves Pereira, um dos organizadores do "Kidical Mass".
O grupo defende ainda caminhos para as escolas mais seguros e ciclovias largas.
O Pacto Climático Europeu é uma iniciativa do European Green Deal promovido pela União Europeia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt