Agência da ONU em risco de ruína após ser acusada de cumplicidade com o Hamas
"O que está em jogo é o destino dos palestinianos em Gaza, a curto prazo", disse Philippe Lazzarini, chefe da UNRWA.
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA), organização acusada de cumplicidade com o Hamas, está em "risco de ruína" devido à suspensão de apoio financeiro por parte de vários países.
Philippe Lazzarini, o chefe da UNRWA, afirmou que reação dos doadores às alegações israelitas pode levar à falência da organização e colocar em risco a ajuda humanitária a mais de dois milhões de pessoas que vivem em Gaza.
"O que está em jogo é o destino dos palestinianos em Gaza, a curto prazo, que estão a passar por uma crise humanitária sem precedentes", afirmou, citado pela agência Reuters.
A UNRWA nasceu em 1949 e está no centro da ajuda humanitária no enclave palestiniano. Os cuidados de saúde e a educação também são assegurados pela organização.
Israel acusou alguns funcionários da UNRWA de estarem envolvidos no atentado do grupo islamita a 7 de outubro. Assim que a informação foi repercutida, várias nações condenaram a ONG e consideraram que suspender o financiamento seria o mais acertado a fazer.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt