Hamas liberta de surpresa 11 reféns até sábado
Além dos israelitas, serão libertados esta quinta-feira cinco reféns tailandeses.
Foi com alguma surpresa que o Hamas anunciou esta quarta-feira a libertação, até ao próximo sábado, de onze reféns e não seis, conforme anunciado no início da semana.
A previsão inicial para a libertação de três reféns esta quinta-feira e igual número no sábado foi revista e a lista entregue pelo Hamas ao Executivo de Benjamin Netanyahu prevê a libertação, já nesta quinta-feira, da civil Arbel Yehud, de 29 anos, da militar Agam Berger, de 20, e ainda de Gadi Moses, de 80 anos, que também tem nacionalidade alemã. Além dos três reféns israelitas, deixarão igualmente as masmorras do movimento radical palestiniano cinco tailandeses, cuja identidade não foi revelada.
No sábado vão ser libertados mais três homens raptados pelo Hamas durante o ataque a Israel realizado na manhã do dia 7 de outubro de 2023, mas oficialmente ainda não foram reveladas as suas identidades.
No âmbito do acordo de cessar-fogo entre os dois beligerantes serão libertados dezenas de prisioneiros palestinianos das cadeias israelitas em troca dos reféns.
Mas não há apenas boas notícias sobre os reféns. Israel exigiu esta quarta-feira explicações ao Hamas sobre Shiri Bibas e os dois filhos pequenos, Kfir e Ariel. Os três, juntamente com o pai Yarden, foram raptados do ‘kibutz’ Nir Oz e as autoridades israelitas temem pela vida dos três. O pai estará na posse de militantes de Jihad Islâmica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt