Chefe militar israelita diz que estão reunidas condições para avanço de acordo de cessar-fogo
Está previsto a libertação de 10 reféns do Hamas.
O chefe militar de Israel, Eyal Zamir, adiantou esta quarta-feira estarem reunidas as condições para o avanço de um acordo de cessar-fogo no conflito entre Israel e o Hamas, onde também estará envolvido o retorno de 10 reféns, assim como os corpos de outros nove.
As declarações foram feitas num momento em que delegações do Hamas e Israel continuam as negociações em Doha, capital do Qatar. "Alcançámos muitos resultados significativos. Causámos grandes danos às capacidades militares do Hamas", disse o chefe das Forças Armadas citado pela Al Jazeera.
Taher Al-Nunu, autoridade do Hamas, adiantou que o grupo concordou com a proposta de tréguas e "ofereceu a flexibilidade necessária para proteger o povo, impedir o crime de genocídio e permitir a entrada e o fluxo livre e digno de ajuda" até que "se chegue ao fim completo da guerra", cita ainda a Al Jazeera.
"Graças ao poder operacional que demonstrámos, foram criadas as condições para avançar num acordo para libertar os reféns", acrescentou o líder israelita Eyal Zamir.
As autoridades israelitas já haviam avançado esta terça-feira que acreditavam que o acordo poderia ser alcançado, mas que a discussão poderia levar alguns dias. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, visitou também a Casa Branca para conversar com Donald Trump, adiantando que Israel e os EUA estão à procura de um acordo que vise receber palestinianos deslocados da Faixa de Gaza.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt