"Cuidavam bem dos feridos": Idosa libertada pelo Hamas explica como foi capturada e como eram as condições no cativeiro
Yocheved Lifschitz diz que o espaço onde estavam era limpo e que a higiene de todos era tida em conta.
Yocheved Lifschitz, uma das idosas israelitas que foi libertada esta segunda-feira pelo Hamas, disse que, apesar de ter vivido inicialmente "um inferno" nas mãos do grupo armado islâmico, teve depois acesso a cuidados de saúde adequados durante o cativeiro. Em declarações à impressa internacional, explicou como foi capturada e descreve as condições em que os reféns foram mantidos.
"Entraram de rompante nas nossas casas. Bateram e raptaram pessoas, velhas e jovens, sem distinção", afirmou Yocheved Lifschitz.
A mulher, de 85 anos, conta que foi capturada pelos membros do Hamas e levada de mota para Gaza. Durante a viagem, foi agredida e diz ter sentido dificuldade em respirar.
"Quando estava na mota, a minha cabeça estava de um lado e o resto do meu corpo do outro. Os jovens bateram-me no caminho. Não me partiram as costelas, mas foi doloroso e tive dificuldade em respirar", contou.
A israelita foi obrigada a andar alguns quilómetros em terra molhada para depois ser levada para um túnel subterrâneo e integrada num grupo de 24 pessoas. A partir daqui, o tratamento dos membros do grupo militar para com os reféns mudou.
Lifschitz diz que o espaço onde estavam era limpo e que a higiene de todos era tida em conta. A cada dois ou três dias, recebiam a visita de um médico para que os cuidados de saúde fossem assegurados.
"Eles cuidavam bem dos feridos", esclarece a idosa.
Segundo a mulher, os reféns dormiam em colchões no chão e eram alimentados com queijo branco e pepino.
Yocheved Lifshitz é uma ativista pela paz que, juntamente com o marido, ajudou, durante anos, palestinianos doentes em Gaza a conseguirem chegar ao hospital, disse o neto à Reuters.O marido de Yocheved Lifshitz também foi capturado e continua refém do Hamas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt