JD Vance chega a Israel para visita de dois dias. Vai reunir-se com líderes do país sobre acordo de cessar-fogo em Gaza
Vice-presidente norte-americano vai encontrar-se com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na quarta-feira.
O vice-presidente dos EUA, JD Vance, aterrou no Aeroporto israelita de Ben Gurion na manhã desta terça-feira, para iniciar a visita de dois dias ao país. O vice-presidente norte-americano vai reunir-se com líderes israelitas para discutir e consolidar o acordo de cessar-fogo em Gaza. Na quarta-feira o encontro está marcado com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, assim como o presidente Isaac Herzog, em Jerusalém.
É esperado que o vice-presidente norte-americano vá até ao sul do país, para o quartel-general recentemente criado pelos EUA, para supervisionar a implementação do plano acordado pelo Hamas e o governo israelita, como informa o The Jerusalem Post.
Vance chega a território israelita num momento em que ocorre a entrega dos restos mortais de reféns por parte do Hamas, tendo sido libertado mais um corpo na noite de segunda-feira. Os enviados especiais dos EUA ao Médio Oriente, Steve Witkoff, e o principal assessor da Casa Branca, Jared Kushner, também se encontram no país para as conversações.
Os encontros acontecem depois de Israel ter afirmado que um ataque, levado a cabo pelo Hamas no domingo, matou dois soldados. O sucedido levou ao desencadear de ataques israelitas em território palestiniano, que vitimaram dezenas de civis.
"Afirmamos que a ocupação israelita cometeu uma série de violações graves e repetidas desde o anúncio do fim da guerra na Faixa de Gaza, totalizando 80 violações documentadas até domingo", afirmou a assessoria de comunicação do Governo do Hamas na segunda-feira.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt