“Pelo bem das crianças, isto tem de acabar”: Von der Leyen ataca forma como Israel conduz conflito em Gaza

Presidente da Comissão Europeia discursou, na quarta-feira, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde criticou Israel.

11 de setembro de 2025 às 01:30
Presidente da Comissão Europeia discursou, na quarta-feira, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde criticou Israel Foto: Pascal Bastien/AP
Partilhar

Alvo de duras críticas face à inação da UE sobre a situação na Faixa de Gaza, Ursula von der Leyen aproveitou o discurso da Estado da União, no Parlamento Europeu, para atacar Israel pela forma como está a conduzir o conflito no enclave palestiniano.

“Pessoas mortas enquanto imploravam por comida, mães segurando bebés sem vida... Estas imagens são simplesmente catastróficas e, por isso, quero começar com uma mensagem muito clara [dizendo que] a fome provocada pelo homem nunca pode ser uma arma de guerra. Pelo bem das crianças, pelo bem da humanidade, isto tem de acabar”, disse a presidente da Comissão Europeia, prometendo sanções a Telavive, como a suspensão do apoio bilateral, a suspensão parcial do acordo de associação e comércio entre os 27 e Israel e sancionar ministros extremistas e colonos violentos, pedindo aos eurodeputados a aprovação destas medidas para entrarem em vigor.

Pub

Já sobre o conflito na Ucrânia, o discurso de Ursula von der Leyen não trouxe novidades. Anunciou que está para breve o 19.º pacote de sanções a Moscovo e insistiu na necessidade de se encontrar urgentemente “uma nova solução para financiar o esforço de guerra da Ucrânia com base nos ativos russos imobilizados”. Revelou, ainda, que será realizada uma cimeira para fazer regressar à Ucrânia as crianças raptadas pela Rússia no decurso da guerra. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar