Refém do Hamas espera obter nacionalidade portuguesa para poder ser libertado

António Costa já recebeu o requerimento a solicitar o "deferimento imediato" do pedido.

23 de outubro de 2023 às 10:24
Cartazes com os rostos de reféns do Hamas num bunker em Sderot Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Ofer Calderon, israelita sefardita feito refém pelo Hamas, espera que o pedido para obtenção de nacionalidade portuguesa seja aceite para poder ser libertado. O primeiro-ministro, António costa, e a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento Castro, receberam este sábado um requerimento a solicitar o "deferimento imediato" do pedido, avança o jornal Público.

O homem, de 53 anos, os filhos Sahar, de 16, e Erez, de 12, fazem parte do grupo de mais de 200 pessoas que foram raptadas pelos terroristas no início do conflito. Estão em parte incerta na Faixa de Gaza. 

Pub

"É convicção da família, sustentada nas informações que circulam, que a aquisição imediata Por Ofer Calderon da nacionalidade portuguesa requerida poderá favorecer a sua libertação, juntamente com os filhos que já possuem dupla nacionalidade (francesa)", explicaram os advogados ao jornal Público.

A família Calderon aguarda que seja confirmada a nacionalidade portuguesa de Ofer. O Ministério da Justiça referiu que está a analisar o pedido com a "urgência necessária", em articulação com as outras áreas governativas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar