Viaturas militares israelitas entram no sul da Síria numa altura em que decorrem novas negociações em Paris
Negociações estão a ser coordenadas pelos Estados Unidos da América.
Doze viaturas militares israelitas entraram, esta terça-feira, na vila de Saida al-Golan, uma zona rural de Quneitra, no sul da Síria, numa altura em que uma delegação síria está em Paris para uma nova rodada de negociações com Israel.
Segundo a Aljazeera, as negociações estão a ser coordenadas pelos Estados Unidos da América. A mesma fonte refere que, apesar da incursão militar, é expectável que as negociações continuem, mesmo com "Israel violando novamente a soberania síria". De acordo com a agência de notícias estatal síria SANA, citada pela Aljazeera, com o retomar das negociações a Síria pretende restaurar os seus direitos nacionais.
Israel tem por objetivo a desmilitarização completa do sul da Síria assim como manter os postos militares em Jabal al-Sheikh. Do lado da Síria, o pretendido é que Israel pare com "todos os ataques, incursões e hostilidades em território soberano sírio", refere a mesma fonte.
Israel expandiu a ocupação em território sírio para além das Colinas de Golã, após a queda do governo assumido pelo líder Bashar al-Assad. Desde então, tem realizado vários ataques e bombardeamentos no sul do território do inimigo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt