page view

Israel acusado de “intenção genocida” em Gaza

África do Sul diz no TPI que destruição de Gaza foi “decidida ao mais alto nível do Governo”.

12 de janeiro de 2024 às 01:30

A África do Sul acusou na quinta-feira Israel perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) de levar a cabo um “genocídio intencional” em Gaza e pediu aos juízes para ordenarem o fim imediato das operações militares.

No primeiro de dois dias de audiências perante o TPI, sediado em Haia, nos Países Baixos, os advogados do Governo sul-africano alegaram que a ofensiva israelita tem como objetivo “a destruição da população de Gaza”, a qual foi “decidida ao mais alto nível do Estado israelita”. “Essa intenção genocida é evidente na forma como as ações militares estão a ser conduzidas”, justificou um dos advogados, Tembeka Ngcukaitobi, lembrando os mais de 23 mil mortos causados pela ofensiva israelita e os entraves colocados à entrada de ajuda humanitária. “As provas desta intenção genocida são esmagadoras e incontestáveis”, concluiu.

Israel, que apresenta esta sexta-feira os seus argumentos no TPI, acusa a África do Sul de “hipocrisia” e de “atuar como braço legal do Hamas”, esquecendo-se de mencionar que os terroristas daquele grupo “massacraram, executaram, assassinaram, queimaram vivos, violaram e raptaram centenas de israelitas a 7 de outubro e que Israel tem direito a defender-se”.

Uma eventual decisão do TPI sobre a queixa de genocídio pode demorar anos e será meramente simbólica, uma vez que o tribunal não tem maneira de fazer cumprir qualquer sentença.

O Conselho de Segurança da ONU exigiu na quinta-feira o fim imediato dos ataques dos houthis contra navios no Mar Vermelho.

Forças navais francesas começaram a escoltar navios mercantes no Mar Vermelho, mas Paris afastou possibilidade de atacar bases houthis no Iémen.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, defendeu que a criação de um Estado palestiniano “ajudará a isolar o Irão”.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8