page view

Israel ataca Gaza após Hamas devolver corpo errado

Militantes devolveram restos mortais de refém cujo corpo já tinha sido resgatado no final de 2023.

29 de outubro de 2025 às 01:30

As forças israelitas lançaram esta terça-feira “ataques poderosos” contra posições do Hamas na Faixa de Gaza em retaliação pela devolução dos restos mortais de um refém cujo corpo já tinha sido recuperado pelos militares israelitas no final de 2023, no que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu considerou uma “violação clara” dos termos do acordo de paz.

Exames de ADN revelaram que os restos mortais devolvidos pelo Hamas na segunda-feira à noite não pertencem a nenhum dos 13 reféns mortos cujos corpos ainda não foram devolvidos, mas antes a Ofir Tzafarti, um refém cujo corpo já tinha sido resgatado pelas forças israelitas em Gaza dois meses após o ataque de 7 de Outubro de 2023. Outro conjunto de restos mortais do mesmo refém já tinha sido entregue à família em março de 2024. “É a terceira vez que abrimos a campa para enterrar o nosso filho”, lamentou a família.

Como se não bastasse, um vídeo captado por um drone das forças israelitas mostra os militantes do Hamas a enterrarem um corpo que se supõe ser de Tzafarti num monte de escombros e, um pouco depois, a simularem a sua “descoberta” perante elementos da Cruz Vermelha.

Entretanto, o Hamas anunciou esta terça-feira que as suas forças encontraram o corpo de mais um refém, mas a sua entrega a Israel foi suspensa enquanto continuarem os ataques israelitas.

Israel alega, por seu lado, que as suas forças em Rafah foram atacadas a tiro esta terça-feira por militantes do Hamas, numa nova violação da trégua.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8