page view

Porta-voz do Hamas Abu Obeida morto em ataque israelita na Faixa de Gaza

Morte foi anunciada pela família e pelos líderes das Brigadas Qassam. Israel ainda não confirmou o sucedido.

31 de agosto de 2025 às 07:32

O porta-voz do Hamas, Abu Obeida, foi morto num ataque israelita à cidade de Gaza, segundo noticiou o canal televisivo saudita Al Arabiya, este domingo, citando fontes palestinianas.

A fonte contou ao jornal que as Forças de Defesa de Israel (IDF) atingiram o apartamento onde Abu Obeida estava, matando-o e toda a gente que lá estava. A morte foi confirmada pela família e pelos líderes das Brigadas Qassam.

As IDF e o serviço de segurança israelita confirmaram no sábado que o ataque tinha como alvo um 'terrorista sénior do Hamas na cidade de Gaza'.

As autoridades israelitas contaram ao The Jerusalem Post que estão otimistas em relação à morte de Obeida durante o ataque, mas a morte ainda não foi confirmada.

Na sexta-feira, Obeida declarou que os reféns israelitas são mantidos junto dos combatentes do Hamas, em zonas de confronto, sob as mesmas condições difíceis. "Iremos preservar as vidas dos cativos na medida do possível", disse o porta-voz. "Irão permanecer com os nossos combatentes nos locais de confronto, expostos aos mesmos riscos", disse ainda.

Abu Obeida apresentou-se sempre com o rosto tapado nos comunicados oficiais e era visto como um 'símbolo da Faixa de Gaza' e no mundo árabe, diz o The Times of Israel.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8