page view

"Reféns estão em risco de vida": Chefe da equipa médica acredita que vítimas do Hamas podem não sobreviver muito tempo

Hagai Levine defende que os trés reféns libertados este sábado "precisarão de reabilitação de longo prazo".

08 de fevereiro de 2025 às 14:38

O chefe de equipa de reposta médica para famílias de reféns, o professor Hagai Levine, lançou um alerta às autoridades uma vez que acredita que os reféns que permanecem em cativeiro pelo Hamas podem não sobreviver por muito tempo.

A libertação de três reféns que decorreu este sábado tem vindo a ser alvo de reflexão, inclusive Benjamin Netanyah já denunciou às más condições em que se encontram os três homens.

“Como avisamos, todos os reféns estão em perigo mortal”, explicou o professor Hagai Levine ao The Jerusalem Post.Tendo em conta o "inferno" que viveram, é justificável " a aparência que têm".

"É o resultado de um sofrimento impensável entre fome, sede, escuridão, abuso físico, psicológico, falta de assistência médica e isolamento", defende.

Tendo em conta a libertação de Or Levy, 34 anos, com ligação a Portugal, Eli Sharabi, 52 anos, e o israelo-alemão Ohad Ben Ami, 56 anos após 491 dias em cativeiro, Hagai Levine constata que "precisarão de reabilitação de longo prazo" interligada com o apoio da família e de equipas médicas. Contudo, "a recuperação total é impossível enquanto os seus companheiros de cativeiro permanecerem nas mãos do Hamas". 

76 reféns permanecem em cativeiro

 Hagai Levine destacou ainda a necessidade urgente de libertar os 76 reféns que ainda permanecem controlados pelo grupo militar do Hamas. 

“Cada dia adicional em cativeiro coloca-os em risco de morte”, disse.

Os hospitais do Centro Médico Sheba e de Ichilov estão a preparar-se para dar tratamento intensivo de 24 horas aos três reféns libertados, uma vez que apresentam sinais de desnutrição grave, atrofia muscular e perda de peso. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8