page view

Responsáveis do Exército de Israel presos por denunciar tortura

Ex-chefe jurídica do Exército encontrada viva após deixar carta de despedida. Admitiu ter divulgado vídeo em que se vê palestiniano a ser torturado por guardas.

04 de novembro de 2025 às 01:30

A ex-chefe jurídica das Forças de Defesa de Israel, responsável pela divulgação de um vídeo em que guardas do centro de detenção de Sde Teiman torturam e abusam de um prisioneiro palestiniano, foi detida esta segunda-feira de madrugada pela polícia. Yifat Tomer-Yerushalmi, major-general, foi encontrada ilesa, após ter deixado uma carta de despedida e o seu veículo ter sido localizado numa praia a norte de Telavive. “Depois de buscas por uma mulher desaparecida na zona costeira de Herzliya, podemos confirmar que foi encontrada sã e salva”, indicou a polícia de Israel. Além de Tomer-Yerushalmi também foi detido o ex-procurador-geral do Exército, coronel Matan Solomosh. “No âmbito da investigação levada a cabo por uma equipa especial da polícia de Israel, por alegadas fugas de informação e outros crimes graves, foi decidida a detenção de duas figuras-chave envolvidas no caso”, acrescentou a polícia. Tomer-Yerushalmi foi forçada a demitir-se na semana passada e admitiu, sexta-feira, ter fornecido à imprensa, no verão passado, o vídeo dos abusos. Segundo a imprensa israelita, Tomer-Yerushalmi abandonou o cargo para combater as interferências - lideradas por ministros ultranacionalistas, jornalistas e figuras políticas israelitas - que visavam impedir o Ministério Público militar de investigar a prisão de Sde Teiman. O prisioneiro vítima da tortura “chegou ao hospital em estado potencialmente fatal, com ferimentos na parte superior do corpo e uma lesão grave no reto”, revelou na altura a ONG israelita Médicos pelos Direitos Humanos.

Hamas mais três corpos

As autoridades israelitas confirmaram ontem que os três corpos entregues, domingo, pelo Hamas à Cruz Vermelha, são dos reféns mortos Asaf Hamami, Omer Maxim Neutra e Oz Daniel, todos militares: um coronel, um capitão e um sargento, respetivamente. Falta, ainda, devolver oito corpos de reféns israelitas na Faixa de Gaza.

Israel 45 corpos

A Cruz Vermelha informou que Israel entregou ontem os corpos de 45 palestinianos, um dia depois de ter identificado os restos mortais de três reféns. Desde que o cessar-fogo entrou em vigor a 10 de outubro, Israel tem entregado os restos mortais de 15 palestinianos por cada refém libertado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8