"Durante toda a noite ouviram-se ataques": Enviado da CMTV a Kiev relata esforços das tropas para travar avanço russo
Apesar de noite tensa, a capital acordou com "vida para além da guerra" e movimento da pouca população que permanece.
Na capital ucraniana, o enviado especial da CMTV em Kiev, Alfredo Leite, relata que "à exceção de uma explosão e de outras mais longe do centro", os moradores saíram calmos à rua este domingo.
De acordo com o diretor-adjunto do Correio da Manhã, já se vê "vida para além da guerra". "Algumas mercearias abriram e circulei em algumas catedrais ortodoxas", destacou Alfredo Leite, acrescentando que até saiu para ir beber café a um quiosque.
Ainda, assim, apesar da aparente calma na cidade, durante a noite "ouviram-se ataques esporádicos" e nos arredores da capital continua a haver conflito direto entre as tropas, com "trocas de fogo e artilharia", destacou o jornalista.
De acordo com Alfredo Leite, as tentativas de assalto russo a várias localidades perto de Kiev mostram os esforços sistemáticos das tropas russas para entrar na catedral principal da Ucrânia. "Mas não significa que os russos estejam a progredir", realçou, destacando que "à exceção da cidade de Bucha, não têm tomado posições de avanço".
"Se a invasão for por via terrestre, vai ser muito difícil os russos progredirem", uma vez que há um grande reforço das tropas militares com trincheiras e vários equipamentos de artilharia camuflados. Na perspetiva do repórter, só os "trunfos militares da Rússia" é que podem conseguir atingir esse objetivo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt