Comité Olímpico Internacional quer banir atletas russos e bielorrussos das competições
Anúncio foi feito esta tarde. Objetivo passa por proteger a integridade das competições desportivas.
O Comité Olímpico Internacional (COI) recomendou, esta segunda-feira à tarde, às federações internacionais desportivas a expulsão de todos os atletas russos e bielorrussos das competições internacionais após a invasão na Ucrânia por parte da Rússia.
A decisão, tomada pelos executivos do comité, visa "proteger a integridade global das competições desportivas e garantir a salvaguarda de todos os participantes".
De acordo com a Sky News, caso não seja possível travar a participação dos atletas nos eventos olímpicos, o COI apela veementemente às Federações Desportivas Internacionais e aos promotores de eventos desportivos de todo o mundo "a fazerem tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que nenhum atleta ou funcionário desportivo da Rússia ou da Bielorrússia seja autorizado a participar" em representação de ambos os países do Leste da Europa.
Ainda assim, as participações de russos e bielorrussos em nome individual, ou quando integrados em equipas, "podem ser consideradas caso se tratem de atletas neutros ou equipas neutras".
Durante as competições, não devem ser exibidos símbolos nacionais, cores, bandeiras ou cantado o hino de ambos os países, disse o Comité Olímpico Internacional.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt