Piloto russo faz saudação nazi após vencer prova de karting em Portimão. FIA já abriu processo
Artem Severiukhin, de 15 anos, soltou uma forte gargalhada após o gesto.
A prova inaugural do Campeonato da Europa de Karting FIA, que integra jovens pilotos dos 11 aos 15 anos, decorreu neste fim de semana em Portimão. A prova ficou marcada pela vitória de Artem Severiukhin que, já no pódio, fez uma saudação nazi enquanto se ouvia o hino italiano, ‘Il Canto degli Italiani".
De acordo com o jornal Daily Mail, o piloto, de 15 anos, terá corrido com a bandeira italiana, pois foi impedido de participar com as cores russas. No entanto, logo após o gesto, soltou uma forte gargalhada.
A atitude ganhou uma dimensão ainda maior numa altura em que a Rússia tem em curso a sua "intervenção militar especial" para ‘desnazificar’ a Ucrânia.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) já abriu um processo ao piloto russo.
#Russian racer Artem Severiukhin used the #Nazi salute on the podium in #Portugal
— U24 (@u24_news) April 11, 2022
This happened at the awards ceremony of the 2022 FIA Karting European Championship - Junior.#StopRussia pic.twitter.com/c0y7WwzvJy
Igualmente em comunicado, a equipa Ward Racing deu conta da "rescisão do contrato de corrida" com Severiukhin, por "não ver possibilidade de prosseguir com a atual cooperação", pedindo desculpa a todos os que se sentiram ofendidos ou angustiados com o ocorrido.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt