Príncipe Harry faz visita surpresa à Ucrânia
É a segunda vez que Harry visita a Ucrânia desde o início da invasão russa.
O príncipe britânico Harry chegou esta sexta-feira a Kiev, na Ucrânia, para uma visita surpresa em apoio aos militares feridos no conflito com a Rússia.
“Não podemos parar a guerra, mas o que podemos fazer é tudo o que pudermos para ajudar no processo de recuperação”, defendeu Harry ao jornal The Guardian durante a viagem de comboio em direção à capital ucraniana.
O jornal avançou ainda que durante a sua visita, o príncipe vai reunir com a primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, após o encontro com 200 veteranos de guerra e uma visita ao Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial.
Segundo a Associated Press, esta é a segunda vez que Harry visita a Ucrânia desde o início da invasão russa. A primeira focou-se na visita a uma clínica ortopédica em Lviv que trata de militares e civis feridos no confronto. Este centro fornece próteses, cirurgias reconstrutivas e apoio psicológico gratuito às vítimas.
Esta semana, a fundação Archewell, criada por Harry e sua esposa Meghan, anunciou também uma doação no valor de 500 mil dólares (mais de 426 mil euros) para programas de apoio a crianças vítimas da guerra em Gaza e na Ucrânia. O dinheiro será usado para ajudar a Organização Mundial da Saúde com profissionais médicos e para financiar o desenvolvimento de próteses para jovens feridos.
Recorde-se que a visita ocorre num momento em que a ofensiva russa tem vindo a intensificar-se contra a Ucrânia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt