Putin diz que Rússia tem capacidade para concluir 'operação militar especial'
Presidente russo diz que está "sempre a pensar" na sua sucessão.
O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu este domingo que a Rússia “tem capacidade e meios” para completar a ‘operação militar especial’ iniciada em 2022 na Ucrânia.
Putin, que respondia a perguntas de um jornalista da TVestatal russa a propósito dos seus 25 anos no poder, ignorou os recentes esforços de paz mediados pelos EUA e garantiu que a Rússia continuar a ter condições para atingir todos os seus objetivos militares. “Temos forças e meios suficientes para trazer aquilo que foi iniciado em 2022 à sua conclusão lógica com o objetivo desejado”, sublinhou Putin, no mesmo dia em que a Rússia voltou a atacar Kiev e outras cidades ucranianas com dezenas de drones, ferindo pelo menos 11 pessoas.
Questionado sobre o risco de uma escalada nuclear, o presidente russo não afastou tal possibilidade, mas disse esperar que tal não aconteça. “Tentaram provocar-nos para cometermos erros. Até agora não vimos necessidade de usar armas nucleares e espero que não sejam necessárias”, afirmou Putin.
O líder russo foi ainda questionado se alguma vez pensa no momento em que deixará o poder e em quem poderá ser o seu sucessor, e a resposta surpreendeu:“Estou sempre a pensar nisso. No final, a decisão será sempre do povo russo, mas julgo que deverá haver um candidato, ou vários, para que as pessoas possam escolher”, afirmou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt