Trump admite que "troca de territórios" fará parte de acordo para cessar-fogo na Ucrânia
Washington e Moscovo já confirmaram encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin, a decorrer na próxima semana.
Donald Trump admitiu conceder território ocupado à Rússia, como as regiões de Zaporizhia e Kherson, assim como a península da Crimeia, como parte das negociações para um cessar-fogo na Ucrânia. A informação foi avançada durante as declrações aos jornalistas por parte do presidente norte-americano na Casa Branca.
""Na verdade, é complicado. Nada é fácil. É muito complicado. Mas vamos recuperar algum [território]", referiu Trump citado pela Associated Press.
Como parte do acordo, a Rússia colocaria fim às ofensivas nas regiões de Zaporizhzhia e Kherson, no entanto, o presidente russo não abre mão do controlo sobre todo o Donbass, o que implicaria que a Ucrânia tivesse de ceder as regiões ainda controladas.
O encontro entre o presidente norte-americano, Donald Trump, e Putin, foi esta quinta-feira confirmado por Washington e Moscovo, tendo o conselheiro presidencial russo, Yuri Ushakov, adiantado que deverá acontecer na próxima semana e que as duas partes já concordaram em princípio sobre o local da reunião.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt