Ucrânia ataca refinaria de petróleo russa em Bashkortostan
Este é o segundo ataque a atingir a instalação russa durante esta semana. Investida provocou incêndio, que está a ser extinto pelas autoridades locais.
Um ataque levado a cabo pelos Serviços de Segurança da Ucrânia atingiu a refinaria Gazprom Neftekhim Salavat, na República do Bashkortostão, na Rússia, esta quarta-feira. O ataque provocou um incêndio na fábrica, de acordo com o jornal ucraniano The Kyiv Independent e a investida foi confirmada pelas autoridades locais.
"Todos os serviços de emergência estão a trabalhar no local e os esforços para extinguir o incêndio estão em andamento", disse o chefe da República do Bashkortostão, Radiy Khabirov, citado pelos meios de comunicação da Ucrânia. O líder adiantou ainda que os danos estão a ser avaliados, sem mencionar a existência de vítimas.
Um vídeo partilhado pelo antigo conselheiro do Ministério da Administração Interna da Ucrânia demonstra uma nuvem de fumo, na sequência do ataque.
A Gazprom Neftekhim Salavat é uma das maiores refinarias russas, produzindo mais de 100 produtos diferentes e estando localizada a cerca de 1300 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. Esta é a segunda vez que a instalação é atingida: a 18 de setembro, um outro ataque provocou também uma "enorme explosão" no centro da fábrica, de acordo com o noticiado pelos meios ucranianos.
O segundo ataque é feito num contexto de intensificação dos ataques por parte das forças ucranianas às estruturas de combustíveis fósseis russas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt