Von der Leyen pede reforço urgente da defesa aérea da Ucrânia face a ataques russos

Líder do executivo comunitário reagiu ao mais recente ataque russo.

06 de julho de 2026 às 10:15
Ursula von der Leyen, líder da UE Foto: Geert Vanden Wijngaert/AP
Partilhar

A presidente da Comissão Europeia defendeu, esta segunda-feira, que a Ucrânia precisa urgentemente de reforçar a defesa aérea, num apelo aos países da NATO que na terça-feira iniciam uma cimeira.

"A Ucrânia precisa urgentemente de mais meios de defesa aérea. Iremos debater esta questão esta semana em Ancara, na cimeira da NATO", escreveu Ursula von der Leyen numa mensagem divulgada nas redes sociais.

Pub

A líder do executivo comunitário reagiu ao mais recente ataque russo acrescentando que no domingo à noite, "o regime russo voltou a atacar cegamente civis a partir do ar, com mais de 400 drones e mísseis a atingirem a capital" ucraniana, matando pelo menos 14 pessoas.

Os líderes da NATO reúnem-se a partir de terça-feira em Ancara, para uma cimeira na qual os europeus se deverão comprometer a assumir mais responsabilidades pela defesa do continente, após um ano marcado por tensões com Donald Trump.

A cimeira irá decorrer até quarta-feira no Palácio Presidencial de Ancara, na Turquia, e Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Pub

De acordo com a agenda oficial da cimeira, vão ser discutidos três assuntos: o investimento em Defesa, o reforço da produção industrial e o apoio à Ucrânia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar