Zelensky confirma que vai reunir com Trump na sexta-feira em Washington
Reunião tem por objetivo finalizar o acordo sobre a exploração de minerais ucranianos.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou, esta quarta-feira, a sua presença numa reunião com o presidente norte-americano, Donald Trump, em Washington na próxima sexta-feira, para finalizarem o acordo sobre a exploração de minerais ucranianos, avança a AP.
Zelensky diz que o acordo económico com os EUA está quase pronto mas que as garantias de segurança ainda não estão decididas, uma vez que as considera fundamentais para a guerra com a Rússia. O presidente ucraniano vai esperar para saber a posição dos Estados Unidos em relação ao apoio militar, para chegar a um acordo com Trump durante a sua visita a Washington.
Donald Trump, desde que assumiu o cargo de presidente, disse que ia oferecer milhares de milhões de euros para evitar uma invasão em grande escala por parte da Rússia. O presidente menciona ainda que o país "apoia os esforços da Ucrânia para obter as garantias de segurança necessárias para estabelecer uma paz duradoura".
Ambos os presidentes procuram tomar as medidas necessárias para proteger os investimentos mútuos.
Zelensky mencionou ainda que o acordo "pode ser um grande sucesso ou desaparecer silenciosamente”.
O acordo económico preliminar estabelece igualmente os termos e as condições de um fundo de investimento para a reconstrução da Ucrânia, de acordo com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt