page view

Rússia ataca Ucrânia com mísseis e atinge hospital pediátrico em Kiev. Há pelo menos 36 mortos

Zelensky denuncia lançamento de mais de 40 mísseis.

08 de julho de 2024 às 09:40

Várias explosões foram ouvidas esta segunda-feira no centro de Kiev após as defesas antiaéreas terem sido ativadas para repelir um ataque russo contra a capital do país, segundo as autoridades ucranianas. Pelo menos 36 pessoas morreram e onze ficaram feridas.

As sirenes de alerta já soaram em Kiev e os ucranianos foram aconselhados a dirigirem-se aos abrigos. 

A carregar o vídeo ...

Rússia ataca Ucrânia com mísseis e atinge hospital pediátrico video

De acordo com a Reuters, o presidente Volodymyr Zelensky disse que a Rússia disparou mais de 40 mísseis contra cidades ucranianas, atingindo um hospital pediátrico em Kiev e danificando edifícios residenciais e infra-estruturas em todo o país.

O ataque russo também atingiu Kryvyi, cidade natal de Zelensky. 

A carregar o vídeo ...

Ataque com míssil russo em Kiev faz pelo menos cinco mortos

O Ministério da Defesa russo disse esta segunda-feira que as suas forças realizaram ataques a alvos da indústria de defesa e bases de aviação na Ucrânia.

Moscovo afirmou que os ataques foram uma retaliação pelos ataques contra a Rússia. Anteriormente, o governador da região russa de Belgorod, vizinha da Ucrânia, afirmou que um civil tinha morrido e três tinham ficado feridos na sequência de bombardeamentos ucranianos à aldeia.

"Esta manhã, em resposta às tentativas do regime de Kiev de danificar as instalações energéticas e económicas russas, as Forças Armadas da Federação Russa levaram a cabo um ataque de grupo com armas de precisão de longo alcance contra as instalações da indústria militar ucraniana e as bases aéreas das Forças Armadas da Ucrânia (AFU)", afirmou o Ministério da Defesa russo citado pela Reuters.

A administração militar de Kiev confirmou, à agência de notícias EFE, o ataque russo, após ter divulgado um alerta para um ataque "massivo" contra "toda a Ucrânia" na rede social Telegram.

"Vizinhos de Kiev! Ataque de mísseis! As defesas aéreas foram ativadas na região. Mantenha o silêncio informativo. Pedimos para não gravarem ou publicarem o trabalho dos nossos defensores nas redes. Fiquem nos abrigos até ao final do alerta aéreo", referiu a publicação do Telegram da Administração Militar de Kiev.

A carregar o vídeo ...

Ataque com míssil russo em Kiev faz várias vítimas mortais

Zelensky promete retaliação

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky prometeu retaliação, em consequência do ataque de mísseis russos na Ucrânia que matou pelo menos 36 pessoas e danificou um hospital infantil em Kiev.

De acordo com Zelensky, a Ucrânia vai reunir com o Conselho de Segurança da ONU. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8