page view

Ataques a Kiev fazem pelo menos um morto e 22 feridos e deixam vários locais sem energia

É um dos maiores ataques russos dos últimos meses.

27 de dezembro de 2025 às 11:32

Os ataques da última noite à capital ucraniana, na véspera do encontro entre Volodymyr Zelensky e Donald Trump, resultaram em pelo menos um morto e 22 feridos, de acordo com autoridades locais citadas pela imprensa ucraniana e pela Reuters.

Na região de Kiev, registaram-se ainda vários cortes de energia em consequência da ofensiva russa, que utilizou drones e vários mísseis balísticos, hipersónicos e de cruzeiro para levar a cabo o ataque.

Trata-se de um dos maiores e mais intensos ataques russos dos últimos meses. O alerta aéreo durou quase 10 horas, da 1h00 às 11h00 da manhã (hora local). 

De acordo com o presidente da câmara de Kiev, Vitali Klitschko, duas das vítimas são crianças.

As consequências deste novo ataque foram para lá da própria Ucrânia; na rede social X, as forças armadas da Polónia informaram ter sido colocadas em estado de prontidão, na sequência dos bombardeamentos da madrugada de sábado.

Numa declaração ao país, Volodymyr Zelensky reagiu aos acontecimentos da última noite, afirmando que estes provam que o Kremlin não está interessado na paz.

"Onde está a resposta russa às propostas para acabar com a guerra, feitas pelos EUA e pelo mundo? Os representantes russos podem ter conversações longas, mas na realidade os Kinzhals e os Shaheds [tipos de mísseis usados] falam por si", declarou o presidente ucraniano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8