page view

'Linha de contacto' na Ucrânia pode ser ponto de partida para negociações, diz Zelensky

Presidente ucraniano e aliados europeus recetivos a proposta de Trump, mas rejeitam cedências territoriais.

22 de outubro de 2025 às 01:30

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e os principais aliados europeus de Kiev aceitam que a atual 'linha de contacto' seja a ponto de partida para futuras negociações de paz com a Rússia, como foi sugerido pelo presidente norte-americano Donald Trump.

"Apoiamos a posição do presidente Trump de que os combates devem parar imediatamente e que a atual linha de contacto seja o ponto de partida das negociações", dizem Zelensky e os aliados num declaração conjunta publicada esta terça-feira. Reiteram, no entanto, o princípio de que as fronteiras "não podem ser alteradas pela força".

Zelensky acusou, entretanto, Vladimir Putin de "arrastar os pés" e continuar a ignorar os esforços de paz, notando que, na semana passada, quando Trump se mostrou inclinado a fornecer mísseis Tomahawk à Ucrânia, o líder russo se apressou a telefonar ao presidente dos EUA. "Mas assim que a pressão abrandou um pouco, voltou a deixar cair a diplomacia e a adiar as conversações de paz", acusou o líder ucraniano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8