page view

Zelensky disposto a participar na cimeira Trump-Putin se for convidado

Líder ucraniano diz que encontro com o presidente dos EUA foi "positivo" apesar da pressão para ceder território.

21 de outubro de 2025 às 01:30

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta segunda-feira que está disposto a participar na cimeira entre Donald Trump e Vladimir Putin que vai decorrer na Hungria, se for convidado.

"Se for convidado para ir a Budapeste - seja para uma reunião trilateral ou para a chamada 'diplomacia de vaivém', em que Trump se reúne primeiro com Putin e depois comigo - estarei de acordo", afirmou Zelensky, criticando a escolha da Hungria e do PM Viktor Orbán como anfitrião para discutir a paz na Ucrânia. "Não acredito que um primeiro-ministro que tenta bloquear a Ucrânia em todo o lado possa contribuir com algo de positivo para os ucranianos ou ter uma posição equilibrada", acusou.

Zelensky defendeu ainda que o encontro da passada sexta-feira com Trump na Casa Branca foi "positivo" apesar das notícias que dão conta de uma reunião tensa, com o presidente dos EUA - que na véspera tinha falado ao telefone com Putin - a pressionar o líder ucraniano para ceder território à Rússia. "Acho que deviam cortar o Donbass e deixar a maior parte para a Rússia. Deviam deixar as coisas como estão agora, e negociar alguma coisa mais tarde", insistiu Trump este domingo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8