page view

Putin longe dos olhares públicos numa altura em que a Rússia aumenta as ameaças de guerra nuclear

Presidente russo não é visto desde o dia 7 de novembro.

20 de novembro de 2024 às 17:43

O presidente russo, Vladimir Putin, tem estado longe dos olhares públicos num momento em que a Ucrânia lançou mísseis de longo alcance norte-americanos contra o território russo e em que Kiev aprovou o uso alargado de armas nucleares.

De acordo com o Mirror, não se sabe se durante os últimos 12 dias de alta tensão internacional o presidente russo esteve escondido num bunker de alta tecnologia, se esteve doente, se foi submetido a uma nova cirurgia plástica, se tirou férias secretas ou se simplesmente escolheu permanecer longe dos holofotes. No entanto, Putin, de 72 anos, não é visto desde o Fórum Valdai, em Sochi, na Rússia, a 7 de novembro, onde parabenizou Donald Trump pela vitória eleitoral e deu a entender que estava pronto para negociações para acabar com a guerra na Ucrânia, de acordo com o canal de Telegram Faridaily, que acompanha as suas movimentações.

Putin esteve ausente, na terça-feira, quando o Kremlin anunciou que o mesmo tinha assinado uma nova versão da doutrina nuclear da Rússia, que permite um ataque nuclear russo se o seu território for atacado por uma potência como a Ucrânia, com mísseis fornecidos por uma potência nuclear, como um membro da NATO. Este cenário tornou-se real, terça-feira, quando a Ucrânia usou mísseis ATACMS, fornecidos pelos EUA, para destruir um arsenal de munição russo na região de Bryansk.

Segundo o canal de Telegram, uma sucessão de reuniões individuais de Putin mostradas aos russos em canais de televisão estatais foram, na verdade, pré-gravadas há dois meses.

"Não é segredo que o Kremlin, frequentemente, relata as reuniões bilaterais de Putin com governadores, autoridades governamentais, chefes de empresas estatais, parlamentares e figuras públicas mais tarde do que elas realmente acontecem. Esta tecnologia, que na gíria jornalística é chamada de 'produtos enlatados', ajuda o presidente russo a desaparecer do espaço público sem ser notado", indica o Faridaily, o canal de Telegram liderado pela jornalista russa Farida Rustamova. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8