page view

Rússia ataca com novos mísseis teleguiados

São propulsionados por foguete e têm um alcance da ordem dos 130 quilómetros.

20 de outubro de 2025 às 01:30

Os repetidos apelos de Donald Trump à Rússia e à Ucrânia para calarem as armas não estão a ter eco no teatro de operações, com Moscovo a reivindicar ontem o controlo de duas cidades no leste - Poltava e Chunyshyne - e a atacar Lozova, na região de Kharkiv, com as novas bombas aéreas guiadas UMPB-5R.

São propulsionados por foguete e têm um alcance da ordem dos 130 quilómetros, o que significa que terão sido lançadas a partir de território ucraniano ocupado pelas forças russas. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas.

Enquanto Kiev procura atingir estruturas energéticas em solo russo, nomeadamente refinarias de petróleo, a estratégia de Moscovo passa por consolidar posições e tentar ganhar mais algum terreno antes da chegada do inverno. Desenvolvimentos que Donald Trump não vê com bons olhos. “Deviam parar com a guerra imediatamente. Segue-se a linha de batalha, onde quer que ela esteja, e ambos os lados vão para casa, ter com as família, e parar com a matança”, disse o líder republicano, depois da conversa com Zelensky. Palavras, para já, sem efeitos práticos, mas que poderão conhecer desenvolvimentos na reunião entre Trump e Putin, na Hungria.

Questionado pela NBC News se ia pedir para participar nesse encontro, Zelensky não respondeu diretamente à questão, mas deixou claro que “está pronto” para o fazer. Uma possibilidade que Trump aceitaria de bom grado, mas que deveria ser recusada por Putin.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8