page view

Zelensky e Putin podem reunir-se em breve

Negociações trilaterais em Abu Dhabi correram "melhor do que o esperado", diz fonte norte-americana que realçou o ambiente "respeitoso" e "construtivo" das conversações.

26 de janeiro de 2026 às 01:30

As primeiras negociações diretas entre enviados ucranianos e russos, que decorreram nos últimos dias em Abu Dhabi, correram "melhor do que o esperado" e os presidentes dos dois países poderão reunir-se em breve, adiantou este domingo fonte da mediação norte-americana.

"Estamos muito perto de um encontro entre Zelensky e Putin", disse um diplomata norte-americano ao site Axios. Segundo aquela fonte, as duas reuniões que decorreram na sexta-feira e sábado em Abu Dhabi foram muito construtivas. "Tudo foi discutido. Não ficou nada de fora e não tivemos de pressionar ninguém. Vimos muito respeito mútuo naquela sala, ambos os lados estavam realmente a tentar encontrar soluções", adiantou o responsável, acrescentando que as duas delegações "almoçaram juntas" e "a certa altura, parecia que eram todos amigos". A delegação russa foi liderada pelo almirante Igor Kostyukov, chefe da espionagem militar e homem da confiança de Putin, enquanto a delegação ucraniana foi chefiada pelo negociador Rustem Umerov e pelo chefe de gabinete de Zelensky, Kyrilo Budanov.

A mesma fonte adiantou que os negociadores regressaram aos respetivos países para consultas mas deverão voltar a reunir-se em Abu Dhabi no próximo domingo, ao que se seguirão novas reuniões em Moscovo ou Kiev. "Estas negociações são necessárias antes do encontro entre os líderes. Acho que não estamos muito longe disso e, se continuarmos por este caminho, vamos chegar lá", afirmou. O encontro frente a frente entre Zelensky e Putin é visto como o último passo para a paz, e só deverá ocorrer quando estiver em cima da mesa um acordo definitivo e aceite por ambos os lados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8