page view

Zelensky revela que acordo com garantias de segurança oferecidas pelos EUA "está 100% pronto"

Líder ucraniano diz que falta apenas assinar o documento, mas lembrou que as questões territoriais continuam a ser um ponto de discórdia com vista a um processo de paz.

25 de janeiro de 2026 às 19:59

Volodymyr Zelensky revelou este domingo que o documento com garantias de segurança dos Estados Unidos para a Ucrânia está "100% pronto" - falta apenas a assinatura.

Estas declarações do presidente ucraniano surgem após dois dias de negociações tripartidas (sexta e sábado), em Abu Dahbi, nos Emirados Árabes Unidos, em reuniões que juntaram à mesma mesa representantes ucranianos, russos e norte-americanos.

“As garantias de segurança, para nós, são antes de tudo garantias provenientes dos Estados Unidos. O documento está 100% pronto, e estamos à espera que os nossos parceiros confirmem quando e onde vamos assiná-lo”, disse Zelensky este domingo, durante uma conferência de imprensa em Vilnius, capital da Lituânia.

Segundo o presidente ucraniano, o texto será agora encaminhado para ratificação no Congresso dos EUA e no parlamento da Ucrânia.

O avanço das garantias de segurança é visto como um peça fundamental dos esforços do governo Trump para alcançar um acordo de paz mais amplo no conflito entre Rússia e Ucrânia.

Zelensky reconheceu ainda as diferenças fundamentais entre as posições ucraniana e russa, reafirmando as questões territoriais como um dos principais pontos de discórdia nas negociações.

“A nossa posição em relação ao nosso território deve ser respeitada”, disse.

Na mesma conferência de imprensa, Zelensky lembrou o esforço da Ucrânia para aderir à União Europeia até 2027, apelidando-o como uma "garantia de segurança económica".

A próxima ronda de negociações entre os Estados Unidos, a Ucrânia e a Rússia vai decorrer dia 1 de fevereiro. À semelhança das anteriores, a reunião deverá ocorrer na capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8