page view

Zelensky proíbe série infantil 'Masha e o Urso' na Ucrânia

Presidente ucraniano considera que desenhos animados são uma ameaça à segurança nacional do país.

22 de agosto de 2026 às 01:30

Volodymyr Zelensky assinou um decreto que impõe sanções ao estúdio Animaccord e a cinco cidadãos russos ligados à criação e produção da série infantil “Masha e o Urso”, acusada por Kiev de disseminar narrativas favoráveis à Rússia sob a forma de entretenimento para crianças. A medida poderá também permitir o bloqueio da exibição e distribuição da série, que acompanha as aventuras de uma menina de quatro anos e um urso que vive na floresta, em território ucraniano.

Segundo as autoridades ucranianas, o desenho representa uma ameaça à segurança nacional e integra os esforços de Moscovo para exercer “soft power” através de conteúdos culturais. Entre os sancionados estão responsáveis pela produção, argumentistas, produtores e o proprietário dos direitos da série.

A Animaccord rejeitou anteriormente acusações de propaganda e afirmou que o estúdio é independente e não recebe financiamento do Governo russo.

A decisão do Presidente ucraniano provocou uma reação imediata em Moscovo. “O facto de a Ucrânia ter declarado guerra à série é mais uma demonstração do caráter abominável do regime de Kiev”, afirmou o porta-voz da Presidência russa, Dmitry Peskov. A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, reagiu de forma irónica, sugerindo que Zelensky acredita que sancionar os criadores da série poderá alterar a situação no campo de batalha.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8