page view

BE prepara manifestação no 25 de Abril contra "viragem à direita" e Livre critica atenção mediática do Chega

Rui Tavares explica importância de a esquerda "coordenar trabalho parlamentar" na nova legislatura.

22 de março de 2024 às 12:11

O Bloco de Esquerda e o Livre reuniram-se esta sexta-feira em mais um encontro das esquerdas promovido por Mariana Mortágua, coordenadora bloquista.

No final do encontro, Mariana Mortágua destacou a relevância de "manter o diálogo fora da Assembleia da República" com os partidos de esquerda e mencionou os planos para uma manifestação no 25 de Abril contra a "viragem à direita" em Portugal. "O País sairá à rua para mostrar que há esperança", salientou. 

Perante a nova configuração governativa e no Parlamento, a coordenadora bloquista pediu mobilização à esquerda. "Os movimentos feminista, LGBT e pelo clima expressam uma alternativa", vincou.

A reunião com o co-porta voz do Livre, Rui Tavares, permitiu assinalar as "posições semelhantes" em diversas matérias e os aspetos negativos da maioria absoluta socialista, nomeadamente "o desinvestimento na escola pública".

Para Rui Tavares, "vai ser muito importante coordenar trabalho parlamentar, para garantir complementaridade de agendamentos" entre as esquerdas. "O país precisa de ideias de justiça social. Queremos trazer à esquerda a personalidade do Livre", explicou.

Quanto aos resultados das eleições legislativas, o co-porta voz do Livre preferiu enfatizar o crescimento do partido e criticou a atenção dos media ao Chega. "A experiência do Livre é de que a esquerda consegue crescer tanto como a direita. O Livre também quadriplicou o número de deputados e a extrema-direita teve 10 vezes mais atenção mediática", disse. 

Não obstante o diálogo, "se a esquerda crescer só com transferência de votos entre a esquerda, fica na mesma", argumentou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8