Facebook entra no jornalismo com 'Instant Articles'
App já está disponível para iOS.
O Facebook lançou esta semana a funcionalidade 'Instant Articles', que permite aos meios de comunicação publicar conteúdos noticiosos interativos dentro da aplicação para dispositivos móveis.
Isto significa que para ler as notícias, o leitor não tem de sair do Facebook para o site de informação, um processo que demora cerca de oito segundos.
Para além de aceder aos artigos mais rapidamente, os leitores vão ter uma experiência de leitura interativa. Vão poder ampliar fotos, ver vídeos ao mesmo tempo que lêem a notícia, ouvir legendas audio, navegar em mapas e até comentar partes do texto, como explica o Facebook
Para já, a funcionalidade só tem nove parceiros noticiosos: o The New York TimesNational Geographic, o BuzzFeedNBC NewsThe AtlanticThe GuardianBBC NewsSpiegel Online e o Bild.
Funcionalidade prejudicial para os media?
Esta função experimental pode ser problemática para os meios de comunicação, que perdem tráfego no site e cujo nome não será sempre explícito. Ainda assim, estes obtêm receitas deste método ao optar por vender o espaço publicitário ou ficar com 70% caso seja a rede social a tratar disso.
Quanto aos conteúdos apresentados através da função, são os próprios meios de comunicação que decidem se utilizam aquilo que já têm no site ou criam novos artigos exclusivos para apresentar na rede social.
A funcionalidade já está disponível para dispositivos iOS e o The Verge avança que a versão de Android ficará disponível em breve.
Veja o Especial 'Blogue CM do Facebook'.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt