Imperial já vende para 45 mercados

Maior fabricante português de chocolate.

13 de dezembro de 2015 às 12:00
13-12-2015_06_30_22 Imagem 321a.jpg Foto: DR
Partilhar

A Imperial é a maior fabricante portuguesa de chocolate. Fundada em 1932, a empresa rapidamente conquistou o mercado nacional com marcas como a Regina, Pintarolas, Jubileu e Pantagruel.

Pub

A relação emocional das marcas com os consumidores portugueses ficou especialmente marcada pela máquina de furos da marca Regina. Em 2001, a Imperial começou a internacionalizar-se.

Desde então as vendas cresceram 260%, passando de 7,5 milhões de euros para 27 milhões. Angola e África do Sul são os mercados mais relevantes, mas, no total, a empresa já está presente em 45 países e em 4 continentes, exportando, por exemplo, para o Brasil, Colômbia, EUA, Japão e Arábia Saudita.

Pub

Um dos segredos do sucesso é a capacidade de adaptação a novas culturas. Enquanto o Japão requer embalagens mais pequenas, com menos de 60 gramas, o norte-americano obriga a embalagens muito superiores. Já o Brasil pede a introdução de novos ingredientes, como a castanha-do-brasil, e os muçulmanos e judaicos exigem as certificações ‘halal’ e ‘kosher’, respetivamente.

O objetivo da empresa é consolidar as vendas nos mercados onde já está presente. Este ano a Imperial entrou em dois novos mercados: China e Indonésia.

12 milhões em tecnologia

Em 2013, a imperial investiu 12 milhões de euros em tecnologia de última geração. O processo de produção passa por várias etapas.

Pub

Depois da refinação, a massa de chocolate é guardada em tanques e pode ter várias aplicações. As novas linhas de produção permitem maior inovação no produto final. O investimento valeu em 2013 o prémio ‘PME Inovação’, atribuído pela COTEC.

"Chocolates sem açúcar nem glúten"

Correio da Manhã – Porquê exportar?

Manuela Tavares de Sousa (CEO) – No Ocidente, mais de 65% do chocolate vende-se no Natal e na Páscoa. Ao exportar para o Oriente combate-se esta sazonalidade.

Correio da Manhã – Porquê exportar?

Pub

Como se processa o transporte?

Tem de ser transportado em contentores com uma temperatura média de 18º, o que implica custos acrescidos.

Como é possível estar em tantos mercados?

Com processos de fabrico flexíveis, que permitem produzir produtos diferenciados e adaptados a cada mercado.

Quais os próximos passos?

Como se processa o transporte?

Como é possível estar em tantos mercados?

Pub

Produzir chocolates sem açúcar e sem glúten para responder às novas tendências e entrar em novos mercados como a Austrália e a Nova Zelândia.

B.I.

Nome: Imperial, empresa fundada em 1932

Produto: chocolate

Vendas em 2014: 27 milhões de euros

Número de trabalhadores: atualmente, a Imperial conta com 175 trabalhadores

Exportação: o mercado externo já representa 20% vendas

Principais mercados: Angola, África do Sul, Polónia, Espanha e EUA

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar