Lula pode ser ministro para escapar à prisão

Ministros só podem ser detidos pelo Supremo Tribunal.

Lula da Silva, Dilma Rousseff, Sérgio Moro, Petrobras, Supremo Tribunal Foto: EPA
Partilhar

O ex-presidente Lula da Silva pode ser nomeado ministro por Dilma Rousseff, numa forma de o blindar contra um mandado de prisão. Depois de sexta passada ter sido levado de casa à força pela polícia para depor sobre corrupção, Lula teme que o juiz Sérgio Moro, que investiga desvios na Petrobras e autorizou a ação policial, decrete a sua prisão.

A decisão de tornar Lula ministro terá sido tomada numa tensa reunião de Dilma com conselheiros terça-feira, após o que teve um encontro de mais de três horas com o antigo governante. Lula não gosta da ideia, mas, após a detenção e ante as garantias dos investigadores de que há "fortes indícios" de que Lula "enriqueceu" com os desvios da Petrobras, pode aceitar.

Pub

Como ministro, Lula só poderia ser preso por decisão do Supremo Tribunal, onde a grande maioria dos juízes foi nomeada por ele ou pela presidente Dilma. Esta quarta-feira, Lula já se desdobrou em reuniões com aliados em Brasília, reforçando o apoio a Dilma, que enfrenta, ela mesma, processos de destituição no Congresso e na justiça eleitoral.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar