Indonésia eleva alerta devido a vulcão que causou tsunami
Autoridades alargaram zonas de exclusão. Centenas de pessoas morreram no sábado.
A Indonésia elevou esta quinta-feira o nível de alerta por causa da atividade do vulcão Anak Krakatoa, que no passado sábado causou um tsunami que matou pelo menos 430 pessoas e forçou a deslocação de mais de 20 mil residentes para áreas longe do mar. Foram também desviados os voos com rotas próximas do vulcão.
As autoridades alargaram a zona de exclusão em torno do vulcão para 5 km e alertaram residentes e turistas a respeitarem esta ordem, devendo também manter-se a pelo menos 1 km da costa. Centenas de pessoas estão a ser retiradas de Sumuar, na ilha de Java, fortemente atingida pelo tsunami e que só nos últimos dias foi alcançada pelas equipas de resgate.
As novas medidas foram implementadas devido ao risco elevado de um novo tsunami como o de sábado, causado pela derrocada de parte da montanha vulcânica situada no estreito entre as ilhas de Java e Sumatra.
Quanto ao tráfego aéreo, as rotas com passagem próxima do vulcão foram canceladas devido ao risco das cinzas vulcânicas lançadas a grande altitude. Mais de 20 voos foram afetados por esta suspensão de rotas, incluindo voos internacionais da Austrália, de Singapura e do Médio Oriente.
Sismos levam Itália a decretar estado de emergência
O governo italiano vai declarar hoje o estado de emergência na Sicília a fim de desbloquear fundos de apoio para recuperar as zonas danificadas pelos sismos causados nos últimos dias pela erupção do vulcão do Monte Etna. Os sismos fizeram 28 feridos e deixaram vários edifícios danificados, forçando 300 pessoas a fugir de casa. Na noite de quarta-feira houve também evacuações no município de Aci Platani.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt