Donald Trump faz pontaria a 52 alvos iranianos
EUA respondem a ameaças do Irão, garantindo que a “vingança será muito dura”.
As ameaças do presidente iraniano, Hassan Rohani, e os gritos de ‘morte à América’ no funeral do general Qassem Soleimani não intimidaram Donald Trump. Pelo contrário, o presidente dos Estados Unidos não demorou na resposta ao Irão, e de forma concreta.
"Que sirva de alerta. Se o Irão atacar quaisquer americanos ou instalações americanas, nós temos 52 locais iranianos como alvo (tantos quantos os reféns americanos feitos pelo Irão há muitos anos), alguns deles de alto nível e grande importância para o Irão e para a cultura iraniana, e esses alvos, e o próprio Irão serão atingidos muito rapidamente e de uma forma muito dura.
Os Estados Unidos não querem mais ameaças!", escreveu na sua conta do Twitter. Para Donald Trump, o general Soleimani, que comandava a unidade especial da Guarda Revolucionária do Irão, era um "líder terrorista", culpando-o diretamente pela morte recente de um militar norte-americano e de ter ferido muitos outros. "Isto sem referir todas as pessoas que ele matou durante sua vida, incluindo recentemente centenas de manifestantes iranianos", concretizou Donald Trump.
O clima de tensão entre os dois países levou a embaixada dos EUA em Lisboa a emitir este domingo um alerta de segurança aos cidadãos norte-americanos em Portugal. No alerta, difundido através da internet, a missão diplomática dos Estados Unidos na capital portuguesa começa por admitir que "o aumento de tensão no Médio Oriente pode resultar em riscos de segurança acrescidos para os cidadãos norte-americanos no estrangeiro".
Nesse sentido, a embaixada dos EUA aconselha os norte-americanos em Portugal a manterem uma postura discreta, redobrarem a atenção em locais frequentados por turistas, reverem os planos pessoais de segurança e a manterem os documentos de viagem atualizados e acessíveis.
SAIBA MAIS
75
milhões é o número de habitantes estimado do Irão, concentrando-se em larga maioria nos grandes centros urbanos como Teerão (a capital, com 12 milhões de pessoas), Esfahan, Shiraz ou Bandar-Abbas.
Fronteiras
O Irão é uma república islâmica dividida em 30 províncias. Tem uma área total de 1 648 195 km2. Faz fronteira com a Turquia e o Iraque a ocidente; a Arménia, o Azerbaijão a noroeste; o Turquemenistão a nordeste; Afeganistão e Paquistão a leste, e com o golfo Pérsico a sul.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt